Em uma rua pacata e de fácil acesso no bairro Varjota, na cidade Fortaleza, capital do Ceará, encontramos a CASA BAOBARTE. O espaço é lindo, aconchegante e a sensação, como o nome sugere é a de se sentir em casa. A decoração é carregada de histórias, as cores parecem que te abraçam e dividem o espaço das paredes um belíssimo acervo de obras de ninguém menos que Afonso Lopes, renomado pintor cearense e os afetuosos adornos de recordações de viagem de dona Ana Arruda, mãe da chefe de cozinha Carol Arruda, que visitou mais de 150 países e em cada uma dessas andanças despretensiosamente trouxe consigo os souvenirs que ali hoje podem ser contemplados.
Lembra quando falei sobre comida afetiva? Acreditem ou não o menu da casa é uma seleção de pratos do livro de receitas de família da chef, onde sua avó passou a sua filha Mariazinha, que por sua vez repassou a sua sobrinha Carol, somando assim três gerações de amor, tempero, técnicas, ascendência portuguesa, italiana e muito regionalismo como base desse cardápio surreal.
As opções de drinques do espaço traz, além dos clássicos, os autorais, como o Mãe do Mar e o Flor do Cajueiro, feitos com cachaça, um show de apresentação, cor, textura e sabor. Aos amantes de vinho, a carta segue o mesmo enredo: garimpos de vinícolas brasileiras, vinhos orgânicos, com tradições familiares, qualidade e propósito, proporcionam, juntamente com exemplares do mundo todo, a harmonização perfeita para as entradas, principais e sobremesas do restaurante.
Sobre as escolhas do dia, gostaria de deixar aqui registrado um destaque especial para a burrata folheada, o bacalhau da titia e o espumante San Michele, o equilíbrio perfeito entre acidez e gordura, a meu ver, pontos altos dessa experiência gastronômica. O prato tinha muito sabor, alma, tempero de verdade que remeteu aos finais de semana de férias na casa dos meus pais. Tem mais afetividade que isso? Se sim, eu desconheço.
Confesso que foram muitas as sensações despertadas, o acolhimento na hora da reserva, a atenção dos atendentes e o carinho demonstrado em todos os detalhes à mesa é de surpreender. Uma curiosidade sobre a casa é que ela também pode ser reservada para eventos como: confrarias, aniversários e pasmem, até casamentos.
Atenção a um ponto importante, o ambiente é personalizado e exclusivo, as portas abrem de terça a quinta, apenas para jantar a partir das 18 h, encerrando sua cozinha às 23 h e nas sextas e sábados, abrindo para almoço e jantar, entre 11 h e 23 h. Sendo necessário fazer reservas.
As quartas e sextas têm programação musical e WINE O’CLOCK, são 3 horas de vinho rose, brancos e tintos liberados por um precinho fixo. Aos sábados, a casa também oferece o buffet regional e programação musical durante o almoço, sendo 14 iguarias regionais, podendo mudar dependendo do dia, preparadas com o mais alto padrão de qualidade. O endereço dessa rua calma, de fácil estacionamento e acesso é Pereira Valente, 1569 -Varjota, Fortaleza-CE. Sentir essa proposta de perto É DE BOM TOM e recomendamos muito.
Por: Formador de Opnião, critico na área, convidado pela pagina. Fotos: Internet.
+ There are no comments
Add yours