Um dos cartões postais da capital cearense voltou a funcionar a partir do domingo (25), após seis anos e meio fechada para obras e com polêmicas sobre a responsabilidade de restauro: a Ponte dos Ingleses, na Praia de Iracema. Também conhecida como Ponte Metálica, o investimento na área foi de R$ 8 milhões.
O projeto de reforma é assinado pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon e manteve as características originais com a reconstrução de todos os elementos em madeira existentes.
A obra contempla a reconstrução dos quatro quiosques, o pavilhão central, a torre de observação e o conhecido tablado do pôr do sol. Contudo, o novo piso e o guarda-corpo foram feitos em concreto para evitar danos causados pela maré.
Projetada para se estender por 800 metros ao longo do mar, a Ponte dos Ingleses teve sua construção iniciada em 1920, com a proposta de servir como porto de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias entre a terra a os ancoradouros que não poderiam se aproximar da orla, já que a Ponte Metálica, principal ‘porto’ de Fortaleza na época, estava em péssimo estado e por isso estava sendo reconstruída no início dos anos 1920. Sua denominação se deve aos responsáveis pelo projeto da estrutura da ponte, desenhado por engenheiros da empresa inglesa Nastor Griffts.A Ponte nunca foi utilizada como porto, porém ao longo dos anos ela foi sendo apropriada pelos turistas e pela população local que passou a frequentar o local para ver o pôr do sol, as noites de lua, praticar surf e, quando se tem um pouco de sorte, os golfinhos que nadam nas proximidades da ponte. E foi por esse especial significado atribuído pela população fortalezense que em 1989 a Câmara Municipal de Fortaleza, através da aprovação do governador Cid Gomes, decreta o tombamento da Ponte dos Ingleses.
Por: Redação adaptado.
+ There are no comments
Add yours